A vida não é facil para quem tem um iMac e quer instalar o Windows 7 64 bits. A Apple decidiu que os drivers de 64 bits não poderiam ser instalados nos iMacs, só nos MacPros, mas tudo tem jeito :-D. Neste outro post, eu descrevi como instalar a versão 32 bits do Windows 7 RC, mas com o Boot Camp 2.1 do velho Leopard.

O problema é que eu gostei do novo brinquedo e comprei o Windows 7 Edição Familiar Premium. Eu já sabia que o RC seria destruído, então comecei preparado. A caixa chegou na segunda-feira, comprei por 56€ numa super-promoção ainda em Julho na PixMania.be! Por 56€ é uma opção muito interessante, não sei se teria feito o mesmo se tivesse que pagar os 99 que a Microsoft pede hoje. Backup feito, começa a aventura!

Usando a mesma partição do meu Windows 7 RC, eu apenas pedi ao BootCamp 3.0 do Snow Leopard para iniciar o CD de instalação Windows. Fiz o boot e instalei normalmente, usando o setup do Windows. O Windows 7 vem com dois DVDs, um com a versão 32 bits e outro com a versão 64. É bom olhar antes de dar o boot, porque não lembro de nenhum indicador visual de qual dos dois estava instalando (salvo no próprio DVD!).

Instalei o Windows 7 64 bits na mesma partição do Windows 7 32 bits RC, mas para minha surpresa o instalador disse que estaria movendo tudo para uma pasta Windows.OLD. Eu já estava preparado para começar do zero, aguardando a formatação do disco, coisa que não aconteceu. Tudo do Windows 7 RC antigo foi movido para a Windows.Old, inclusive o Program Files e outros diretórios.

Terminada a instalação, não tive qualquer problema no Mac, até precisar instalar o boot camp. A mensagem que apareceu é que a versão 64 bits dos drivers não é suportada na minha máquina: Boot Camp x64 is unsupported on this computer model.

Uma rápida visita no site da Apple, revela que os iMacs não estão na lista dos equipamentos suportados para os drivers de 64 bits do Windows Vista ! Uma rápida busca no Google, revela este artigo. Eu já havia lido outros, mas poucos sobre o problema da restrição do iMac. Meu iMac é modelo 2008. Antes disso, nem adianta tentar. Nao precisa baixar nada de sites estranhos, tudo que você precisa está no DVD do Snow Leopard. Um dos comentários do artigo diz que conseguiu instalar o BootCamp pelo arquivo .msi. Aparentemente é o setup.exe que verifica a restrição aos iMacs. O problema é que clicando no Boot Camp\Drivers\Apple\BootCamp64.msi no Windows Explorer ele não instala. O comentário também diz para executar em linha de comando privilegiada. Aí a coisa ficou esquisita, pois eu já era administrador do sistema. Lembrei que o Windows 7 é um primo próximo do Vista, chato mesmo.

O que precisa fazer:

  • A partir do menu iniciar, abra a pasta de acessórios e clique com o botão direito no Command Prompt. Escolha a opção de executar em modo privilegiado.
  • Na janela de comandos que abriu, vá para o diretório do BootCamp64, no meu caso o drive D: é o DVD-ROM:

d:
cd “\Boot Camp\Drivers\Apple”
msiexec /i BootCamp64.msi

Depois é só prender o fôlego e ter fé. A instalação do Boot Camp é assustadora. Telas pretas e piscadas alucinantes aconteceram no meu caso, mas é coisa rápida, bips também acontecem. Nada que não assuste durante a instalação de um novo Windows, principalmente instalando drivers do Vista 64 no Windows 7… mas já da para aguardar até os drivers nativos do Windows 7 serem lançados.

Um boa é que mesmo antes do Boot Camp ser instalado eu já tinha rede. Rede com cabo e sem fio funcionaram de primeira após a instalação. O som, o eject e a camera só funcionaram depois de instalar o BootCamp. Alias, o som não está tão bom assim. Uma dica é que o eject funciona pelo Windows Explorer, mesmo antes de instalar o Boot Camp. É só clicar no drive de DVD com o botão direito e selecionar ejetar.

A melhor surpresa foi poder acessar a partição do Mac pelo Windows Explorer. Isso é muito legal, principalmente quando você procura um arquivo que está no outro sistema.

Em relação a utilização de memória, aqui eu perdi uns 200 MB de cara, só trocando de 32 para 64 bits. O Windows 32 pedia uns 400 MB para mostrar o Desktop :-)… o 64 ja começa com 600MB. Era a desculpa que eu precisava para colocar mais 2G :-D