Nada como uma noite fria e cheia de neve para colocar o blog em dia!
Meu livro de programação foi publicado pela Editora Novatec e já está disponível para venda.
Eu criei uma página sobre o livro, com links para livrarias e emails de contato:

https://python.nilo.pro.br

O livro foi escrito de forma a apresentar novos conceitos gradualmente, com exemplos e exercícios.   Quando comecei a dar aulas, eu ensinava Basic e Pascal. Com o Basic, tinha o problema dos números de linha. Com o Pascal os ponto-e-vírgula… era muita coisa para escrever antes de começar a programar. Nestes casos, o uso de um pseudo-código claro e simples, livre de símbolos em excesso era interessante. Eu evitei usar pseudo-código ou fluxogramas, pois acredito que ao se aprender a programar, o melhor é ir direto ao ponto. Com a linguagem Python, isso tudo fica muito mais simples. Escrever em pseudo-código pode até ser mais complicado que escrever em Python!
O leitor/aluno precisa ver algo acontecer para continuar estudando. O importante é saber ler o programa e entender o que vai acontecer quando o programa for executado. Eu realmente acredito que o aluno deve saber se o programa está correto antes de executá-lo. A execução é apenas uma confirmação. Uma seção sobre rastreamento foi incluída no livro, para preservar esta importante etapa no aprendizado de programação.

A clareza e simplicidade da linguagem são realmente muito importantes para facilitar o aprendizado. Python torna a programação acessível par estudantes de outras áreas e não apenas de computação e engenharia.
Outra característica do Python é que ela permite usar quase tudo que temos no computador. Uma vez aprendendo a programar em Python, pode-se continuar estudando outras linguagens de programação ou partir diretamente para aplicações web, jogos, banco de dados, etc. O caminho é mais suave e sem interrupções. Não serve apenas de linguagem introdutória, mas do dia a dia.

Escrever um livro era algo que eu sempre quis fazer. Dá muito trabalho, tem que ler, reler, re-escrever e corrigir inúmeras vezes. O trabalho de revisão é realmente incrível, principalmente com a nova ortografia e com os desafios de escrever um livro técnico para leigos. Ter uma editora ajuda muito nesta tarefa, pois sozinhos nós começamos a não perceber mais os erros. Digo nós porque minha esposa ajudou na revisão.

Título: Introdução à Programação com Python

Autor: Nilo Ney Coutinho Menezes

ISBN: 978-85-7522-250-8

Páginas: 224

Editora: Novatec

Ano: 2010

Resenha do Livro:

Este livro é orientado ao iniciante em programação. Os conceitos básicos de programação, como expressões, variáveis, repetições, decisões, listas, funções e arquivos, são apresentados um a um com exemplos e exercícios. A obra visa explorar a programação de computadores como ferramenta do dia a dia. Ela pode ser lida durante um curso de introdução à programação de computadores e usada como guia de estudo para autodidatas. Para aproveitamento pleno do conteúdo, conhecimentos básicos de informática, como digitar textos, abrir e salvar arquivos, são suficientes. Todo software utilizado no livro pode ser baixado gratuitamente, sendo executado em Windows, Linux e Mac OS X.

Embora a linguagem Python (versão 3.x) seja muito poderosa e repleta de recursos modernos de programação, este livro não pretende ensinar a linguagem em si, mas ensinar a programar. Alguns recursos da linguagem não foram utilizados para privilegiar os exercícios de lógica de programação e oferecer uma preparação mais ampla ao leitor para outras linguagens. Essa escolha não impediu a apresentação de recursos poderosos da linguagem, embora o livro não seja fundamentalmente uma obra de referência.

Sumário (PDF)