Ainda vale estudar computação na era da inteligência artificial? Quanto tempo até a inteligência artificial geral (AGI) tirar nossos empregos?

Eu escuto isso desde o fim dos anos 80 😃 Sistemas especialistas, CASE tools…no-code… AI. Haverá mudanças, isso é certo. Programador vai desaparecer? Duvido muito, o que vai acontecer é uma mudança de foco. Nós seremos provavelmente responsáveis por coordenar múltiplos agentes de IA, aprendizado, etc.

Vivemos um momento de grande salto tecnológico no que a IA pode fazer e as oportunidades são muito promissoras. Geração de imagens, processamento de linguagem natural, reconhecimento de voz, carros que dirigem sozinhos, as novidades não param.

No início dos anos 90, meus professores acreditavam tanto em CASE tools que nos recomendaram fortemente a nos tornarmos analistas, pois o programador desapareceria em breve. Eu já trabalho há 30 anos e ainda estou esperando 😃. O estudo para se tornar analista deu um boost na minha carreira, pois acabei gerenciando quem era apenas programador. Como analista, você fica mais perto do cliente e dos negócios da empresa, o que ajuda a longo prazo a melhor entender os problemas e apreciar as soluções.

Tem muita gente desistindo da área, mas se você pensar bem, se a AGI realmente sair ano que vem, não haverá uma área 100% safe.

No que eu acredito:

  • Faça um curso superior em algo que você queira aprender e que te motive (você estuda o assunto sozinho, mesmo sem pressão).
  • Não pare de estudar nunca
  • Aprenda a escrever bem
  • Aprenda inglês
  • Aprenda o máximo que puder de matemática

Estudando e se preparando, quando houver mudança, a pessoa estará preparada para se adaptar… ou se adaptará mais rápido do que quem não fez nada.

Em computação:

  • Aprenda e continue estudando algoritmos
  • Entenda o que uma biblioteca faz, como ela funciona. Não se contente em apenas usar.
  • Aprenda várias linguagens de programação. Python, uma linguagem hard (C, Rust, Zig) e ao menos uma funcional (Haskell, Scala, Scheme, F#).
  • Programe, só olhar não vale.

Outro professor, já na universidade, me explicou que a maioria dos empregos que tínhamos na época não precisavam de faculdade. Eram meros digitadores ou administradores de rede, suporte. Um sinal para quem está começando agora é que se o emprego que você quer ter não precisa de faculdade… ele pode estar em risco, suspeite. Não se contente em fazer sem entender, em repetir sem pensar. São estes trabalhos os primeiros a serem substituídos.

Não acredite em tudo que a hype divulga. Instale o LM Studio, baixe um modelo, crie um servidor local, faça queries com vários prompts, avalie o resultado. Veja com seus próprios olhos. Estude como funciona, livros e vídeos não faltam.

Na situação atual, ainda é muito difícil gerar um sistema completo 100% usando IA. Os prompts já ajudam muito, principalmente para criar trechos de código, mas você ainda precisa coordenar tudo isso em um sistema. Você tem que entender e traduzir o que o cliente precisa para resolver um problema. Se a IA precisar de um super-prompt escrito pelo cliente com tudo que ele deseja fazer, nossos empregos estarão garantidos, pois seremos nós a escrever tais prompts. E principalmente a avaliar o código criado, corrigir erros, montar tal código com outros para obter um sistema que funcione no fim.

Futurologia é um jogo muito fácil de perder. Prepara-se para o desconhecido, é o que fazemos há gerações. Até hoje ainda não vi uma profissão com tantas possibilidades quanto informática. No pior dos casos, você poderá automatizar tudo em sua nova profissão, mas não desista e não conte com a AGI, nem desista de tudo pela possibilidade que ela vá existir um dia.