As diferentes carreiras de informática
Como profissional de informática, você tem várias opções de carreira como empregado, freelancer, consultor ou empresário (empreendedor) entre outras. Vamos ver quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções e depois discutir como combiná-las para testar vários caminhos antes de tomar uma decisão tão importante, como qual carreira seguir.
Aqui não vamos nem falar entre a carreira como programador, testador, arquiteto ou engenheiro de software; apenas uma visão em altíssimo nível das formas de se abordar a carreira.
O Empregado#
Informática paga bem, mesmo trabalhando como empregado, você pode fazer um bom dinheiro sendo contratado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o tradicional emprego com carteira assinada. Existem várias oportunidades tanto na iniciativa privada, quanto nos diversos níveis de governo. Várias empresas estrangeiras contratam trabalhadores remotos e algumas até financiam o processo de imigração.
Vantagens:#
- Férias
- Décimo terceiro salário
- Dias doente pagos
- Plano de saúde, cheques restaurante e outras vantagens que a empresa pode oferecer
- Aviso prévio
- Maior estabilidade
Desvantagens:#
- Salários limitados pelo empregador
- Menor mobilidade, temos a tendência de ficar muito tempo no mesmo local, o que impede, por vezes, o crescimento profissional.
- Impostos elevados
- Dependência do empregador
O empregado tem a maior segurança ou estabilidade, pois o salário é garantido pelo empregador. Esta é uma vantagem e uma desvantagem, pois a longo prazo limita as oportunidades de crescimento do empregado. Para não trocar as garantias do emprego, o empregado acaba limitando o risco durante toda sua carreira, reduzindo as oportunidades de crescimento. Isto ocorre muito em empregos públicos, principalmente quando concursado.
O crescimento profissional fica também limitado ao sucesso do empregador. Quando o profissional não trabalha em empresas com crescimento rápido, a carreira pode ser seriamente impactada. Empresas muito pequenas, onde a informática não faz parte do negócio são um indicador de possíveis problemas, pois as necessidades e oportunidades oferecidas ao profissional de informática tendem a ser limitadas pelo tamanho da equipe.
Cidades muito pequenas também tendem a oferecer menos oportunidades de crescimento, pois tem empresas menores e em indústrias limitadas.
A noção de risco como empregado tem dois lados. Por um lado, o salário é garantido durante a relação de emprego. Por outro, você delega a outra pessoa a capacidade de gerar sua renda. Dependendo de como você vê esta garantia pode levá-lo a escolher uma carreira diferente.
O Freelancer#
O Freelancer realiza trabalhos bem específicos como web design, suporte técnico, design de interface e mesmo testes de software. O Freelancer normalmente atua via uma rede de contatos, muitas vezes criadas nos tempos de faculdade ou de quando ele trabalhava como empregado.
Vantagens#
- Não tem horário para trabalhar
- Não tem chefe ou superior hierárquico
- Pode organizar seu dia como quiser, exigindo uma grande capacidade de saber se organizar para não perder prazos
- Pode cobrar valores diferentes para cada tipo de trabalho
Desvantagens#
- Não tem horário para trabalhar
- Dependendo da duração de cada serviço ou contrato, podem ficar vários dias ou semanas sem serviço, principalmente no início.
- Não tem rendimento garantido, um problema de saúde pode atrapalhar em muito a renda do profissional
- Ora estão com muito serviço, ora com quase nenhum. Regular o fluxo de caixa pode ser estressante.
Uma das maiores vantagens do freelancer é a mudança de cliente constantemente, um ambiente dinâmico em que cada trabalho pode ter condições completamente diferentes do anterior. Aprendizado constante, pois para se manter atualizado e produtivo, as melhores ferramentas e métodos precisam ser utilizadas.
A carreira como freelancer exige um certo desembaraço financeiro e de marketing/vendas que não é possível para todo profissional de informática. Gerenciar o stress dos períodos sem contratos pode ser mais estressante do que muitos suportariam. Uma boa gestão financeira para os tempos sem projeto é fundamental.
A gestão do próprio tempo e estresse é fundamental. Não ter horário para trabalhar é tanto uma vantagem como uma desvantagem que pode levar tanto a uma melhor qualidade de vida quanto a saturação física e mental por excesso de trabalho.
O Consultor#
Um consultor normalmente trabalha com projetos mais longos que um freelancer. O consultor também tem um contexto mais “Corporate” no seu dia, trabalhando com grandes empresas que precisam de opiniões externas ou de rápido acesso a uma tecnologia específica.
Outra diferença é que o consultor normalmente trabalha para uma empresa de consultoria que os aloca entre um ou vários clientes.
Vantagens#
- Salário garantido pela empresa de consultoria
- Normalmente bem pago
- Posição de expert em um determinado assunto ou tecnologia
- Maior continuidade das atividades que um freelancer, não perde renda quando fica sem clientes
- Acumula as vantagens do empregado
Desvantagens#
- Quando os contratos são de longa duração, pode ficar bastante tempo trabalhando no mesmo cliente
- Precisa se atualizar constantemente
- Certificações e formações são parte do dia a dia
- Ambiente de trabalho mais formal, com apresentações e reuniões
O Empreendedor#
O empreendedor tem um perfil de aceitação de risco mais elevado que as categorias anteriores. O empreendedor pode financiar projetos de desenvolvimento, antes mesmo que estes sejam vendidos ou que um estudo de viabilidade tenha sido realizado.
São os empreendedores que criam as start-ups com dinheiro próprio ou de investidores.
Os empreendedores também criam negócios recorrentes, onde inicialmente desenvolvem um produto ou serviço que pode ou não ser customizado para cada cliente.
O empreendedor pode trabalhar em equipe, com vários sócios, ou contratando empregados para escrever o software, tratar com clientes, etc. As palavras-chaves são: visão, risco, foco e vendas.
- Visão para construir um produto ou serviço como novo negócio.
- Risco porque sempre algo pode dar errado, como ninguém querer o novo produto ou serviço.
- Foco porque construir qualquer coisa leva tempo e distrações podem retardar ou impedir o empreendedor de realizar seu objetivo.
- Vendas porque saber vender e manter contato com seus clientes é primordial, pois um produto ou serviço que não se paga deve ser abandonado o quanto antes. O empreendedor técnico que não sabe vender só tem duas saídas: aprender a vender ou contratar/fazer parceria com alguém que saiba. Sem vendas, a empresa não tem receita e o empreendedor quebra. Se fazer conhecido é também muito importante, é quando entre em jogo o Marketing.
Receitas recorrentes são o objetivo do empreendedor.
Vantagens#
- Você é o chefe, você define o que fazer
- Você começa a usar o tempo de outras pessoas para ganhar dinheiro
- Maior possibilidade de ganhos
Desvantagens#
- Você é o chefe, precisa garantir que as tarefas serão realizadas da melhor maneira possível (aumentando receitas, diminuindo o risco sempre que possível)
- Gerir o risco e as finanças da empresa pode ser muito estressante
- Gerir o próprio tempo é fundamental para manutenção da saúde física e mental do empreendedor.
- Maior carga administrativa e legal
- Agradar clientes, vendedores, investidores e funcionários não é tarefa simples
Empreender não é fácil e nem todo mundo tem o preparo ou a motivação para fazê-lo. Outro problema é o acesso ao capital.
O que escolher?#
Tudo depende de seu perfil, de onde você mora e de que oportunidades tem acesso. A disponibilidade de capital e seu nível de aceitação de riscos também tem uma participação fundamental na melhor escolha.
Existem várias combinações que também podem agradar ou interessar pessoas diferentes. Um exemplo é combinar várias carreiras ao mesmo tempo, uma principal e outra secundária. Não é incomum termos funcionários públicos que trabalham também como professores, normalmente permitido pelos estatutos. Ou empreendedores solo, do inglês solo entrepreneurs, onde você trabalha sozinho em uma empresa, criando um produto ou serviço depois do trabalho, ou mesmo como atividade principal, mas sem empregados.
A internet trouxe várias oportunidades de negócios que podem ser exploradas de um escritório localizado em qualquer parte do mundo. Da criação de pequenos produtos para impressão em 3D, livros, cursos, SaaS e os sites que permitem a contratação de freelancers.
Se você está começando, vale um pouco de tudo. Existem cursos de empreendedorismo em órgãos como o SEBRAE de sua cidade. Você não precisa abrir uma empresa para começar a ver como funciona um negócio, uma formação e mesmo vídeos já podem ajudar a fomentar seu interesse.
Para freelancers, sites como o Fiverr ou Upwork podem dar uma ideia de quanto se paga e dos serviços mais procurados. Cuidado com a competição internacional, principalmente de países mais baratos que o Brasil.
Como consultor, sites como os da Toptal podem ser um bom início. Mas normalmente exigem profissionais com certa experiência. Espere também um processo seletivo bem exigente com diversos requisitos como formação, teste de inteligência entre outros.
Como empregado, além das empresas públicas de sua região, grandes empresas são uma excelente opção. Grandes empresas americanas também contratam no mundo todo, como Facebook, Google, Netflix, Microsoft entre outras. Mas você deve se preparar para as entrevistas que são bem exigentes, com problemas de programação e conhecimento de algoritmos.
Em todas as opções, fazer um curso formal não atrapalha. É comum quando temos 20 ou 25 anos, achar que dois ou três anos é muito tempo. Um bom curso superior ainda é fundamental. Tente entrar na melhor faculdade que conseguir e aproveite o curso. É um investimento de tempo que pode render frutos por muitos anos. No pior dos casos, a faculdade ou curso superior ajuda a criar sua rede (networking) que depois pode abrir outras oportunidades.
E em todas as opções, falar inglês é fundamental. É outro investimento de tempo considerável, mas que multiplicará as oportunidades de negócio e emprego. Aprenda a ler, a falar e mesmo a escrever em inglês. Só ir à aula não é suficiente. Se você estuda há mais de dois anos e não consegue ler ou falar quase nada está fazendo algo errado. O domínio do idioma vem com o tempo e a experiência, mas o básico é acessível em dois ou três anos. Aumente sua exposição ao idioma, com músicas, filmes, atividades, livros.
Não procure listas ou cursos mágicos. Não existe um curso ou livro que dê acesso completo a carreira. Esta se construirá com o tempo, seu esforço e dedicação. Uma carreira não se constrói em apenas 3 ou 6 meses, é o resultado de anos de trabalho. Tente tirar proveito do tempo e a cada ano se aprimorar, resista ao comodismo.